Monstruosas máquinas de Construção (II)

A segunda monstruosa máquina de construção que aqui se apresenta, depois da TBM, tem o nome de Matisa P95, é de origem suiça e consiste numa enorme máquina de colocação e renovação de carris. Existem já várias empresas a nível mundial que possuem estas máquinas, tendo estas um papel fundamental para as empresas que as possuem, ao virem modernizar todo o processo de renovação de carris, e principalmente para o país, pois são actualmente o maior e mais rápido equipamento de remoção e substituição de carris, logo fazendo em muito menos tempo um trabalho árduo e rigoroso do que aconteceria na ausência destas, evitando impactos de grande dimensão na população e na vida económica e industrial do país, pois os caminhos de ferro são uma importante via de comunicação para pessoas e materiais e um dos motores da economia, resultando a sua paragem em severas complicações económicas.

 Os P93 e P95 são comboios de renovação de carris e surgiram como resultado de 30 anos de investigação e desenvolvimento na área da renovação de carris contínua. São assim os equipamentos mais modernos que dispomos na actualidade nesta área.

p951.png

O modo de funcionamento destas máquinas é semelhante ao de uma linha de montagem, em que se vão efectuando várias operações sucessivas até obter o produto final que é uma nova linha ferroviária (a verde no desenho). Assim, a parte inicial da máquina passa na linha existente (a vermelho no desenho) e vão sendo efectuadas operações de remoção dos carris, travessas e balastro (gravilha onde assentam as travessas e carris) e sucedendo-se colocação de material novo, pela ordem inversa, com adequado nivelamento e compactação da nova linha, resultando numa via imediatamente capaz de receber o tráfego previsto. Apesar da máquina fazer praticamente todo o trabalho e praticamente não ser necessário recorrer ao uso de força humana, é importante a supervisão de todas as operações e ainda a intervenção humana em algumas das fases. Para melhor esclarecimento sobre o funcionamento desta monstruosa máquina, vejam o seguinte vídeo:

 

 http://www.matisa.ch/video/video_p95.swf

 

 Mais vídeos no engineering video collection:   http://nofc.vodpod.com/pod/show_video/VideoCategory.8772/17904

 

Folheto da P95: http://www.matisa.ch/prospectus/ang/p9x_ang.pdf

Existem ainda outros equipamentos disponibilizados pela Matisa no âmbito da contrução e renovação de linhas ferroviárias. Para mais informações visitem o site da marca: http://www.matisa.ch/

 

2 Respostas to “Monstruosas máquinas de Construção (II)”

  1. Olá, bom dia ! Moro em brasília, e gostaria de saber onde aqui em brasília ou região próxima tem curso de operador de grua?
    Aguardo a resposta !

  2. jose antonio soares Says:

    ola sou portugues com carta de gruista valida para todo mundo tirada numa das escolas proficionais mais importantes a nivel mundial assinada e carimbada pela SUVA na suica e sindicato dos gruistas gostava de trabalhar fora da suica se alguma empresa percisar dos meus servissos o meu nr 003512427362 jose soares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: