MCLAREN Technology Centre

O nome McLaren surge-nos como motivo de inspiração e sonho ao nível do ramo automóvel, assumindo-se perante o mercado mundial como uma marca de elevada qualidade, design requintado e sempre à frente no seu tempo. Mas agora a marca passou a mesma qualidade que empresta aos seus automóveis para  as instalações que albergam a mesma, particularmente falando do McLaren Technology Centre, o Quartel-General da marca em Woking, Surrey, Reino Unido. 

01_big.jpg

Neste Centro de “excelência” automóvel desenvolvem-se desde produtos para a Fórmula 1 até veículos comercializáveis de elevada performance, como sendo de destacar a produção inteiramente manual do Mercedes SLR. A empresa orgulha-se ainda da elevada satisfação dos empregados zelando pela máxima limpeza dos locais de trabalho para os mais de 900, fornecendo-lhes vestuário de trabalho personalizado da Hugo Boss (imaginem!) e para além de fabricarem das maiores bombas do mundo ainda podem dizer que trabalham num dos edifícios mais bonitos do mundo.

 

Este Centro, de estilo vanguardista, foi desenhado pelo Arquitecto Sir Norman Foster e coloca sobre um só tecto todas as actividades do Grupo McLaren.

Visto do ar parece ter a forma de um feijão ou um rim, devido à forma fora do comum da sua cobertura. A curvatura interna é complementada com um enorme lago ao nível do solo que se encontra adjacente ao edifício. 

A cobertura foi um desafio para as contrutoras envolvidas devido à sua forma, combinando perfis metálicos e betão armado. A barreira pára-vapor é feita em um feltro betuminoso colocado sobre betume quente, seguida por um material de isolamento à base de poliuretano, seguindo-se finalmente uma membrana aderente do tipo Firestone RubberGard EPDM FR Grade.

Devido à elevada transparência do edifício, conseguida à custa de enormes envidraçados, as contas de ar-condicionado seriam exorbitantes, contudo foi pensada uma solução genial de arrefecimento do edifício através de água. Para o efeito, foram criados lagos em redor das fachadas do edifício, em que a àgua é feita circular por um sistema de bombagem de forma a refrescar o ambiente circundante e o próprio edifício. Para além de funcional, esta solução é ainda de elevada beleza, assim como todo o Centro, como podem ver pelas fotos que se seguem:

  

mclaren_technology_centre_aerial.jpg

04_big.jpg

mclaren1.jpg

_40638120_mclarentechnology.jpg

 

Fonte: http://www.mclaren.com/technologycentre/

Uma resposta to “MCLAREN Technology Centre”

  1. nem deus em sua sábia sabedoria poderia fazer algo tão magnífico .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: