FEUP quer construir um mapa ambiental da Europa

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a coordenar um projecto no qual se pretende criar uma rede transeuropeia que integra escolas secundárias, Universidades e Autarquias a nível europeu e que pretende construir um mapa ambiental da Europa.

O projecto foi aprovado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), contando com o apoio do holandês International Institute for Geo-Information Science and Earth Observation  e encontra-se garantido um financiamento de 1 milhão de euros, 85% por parte do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e 15% por parte da FEUP, para poder arrancar já no próximo ano lectivo.

O projecto “European Network for Environment Assessment and Services” (ENEAS) foi proposto por José Rocha Silva, docente da FEUP, em Junho do ano passado (2006) e aprovado em Fevereiro de 2007 pela AEA.

O objectivo é pôr os alunos do ensino secundário a monitorizar características ambientais, como poluição atmosférica, radiação, temperatura e humidade em áreas como a atmosfera, a hidrologia, os solos, a cobertura de terrenos. As acções de recolha e monitorização são supervisionadas por professores, que recebem acções de formação.

Após a criação da rede, os passos seguintes serão a publicação da informação recolhida na internet, a criação de mapas e gráficos, a colaboração com a comunidade científica nacional e internacional, bem como com estudantes europeus associados à rede.

Cabe à FEUP validar cientificamente e tratar estatisticamente os dados recolhidos pelos estudantes para serem publicados na internet e partilhados com a AEA e com as comunidades científica e docente internacionais.

 No final do processo de recolha, os dados coligidos vão ser tratados e transmitidos para diversas agências europeias, em concreto a Agência Europeia do Ambiente. Deste modo, a rede ENEAS (European Network for Environment Assessment and Services) servirá de base à análise ambiental do país.

Fontes:

http://jpn.icicom.up.pt/2007/06/05/feup_quer_construir_um_mapa_ambiental_do_pais.html 

 http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=22100&op=all

 http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5241

Advertisements

4 Respostas to “FEUP quer construir um mapa ambiental da Europa”

  1. Interesting facts.I have bookmarked this site. stephanazs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: