Monstruosas máquinas de Construção (IV)

A Monstruosa máquina de Construção de que aqui se fala hoje é simplesmente a maior grua móvel do mundo. Combinando poder, tamanho e segurança, esta grua fornece através dos seus mecanismos hidráulicos o poder, precisão e confiança que a tornam uma magnífica  mostra de engenharia.

Dá pelo nome de PTC III e é da Mammoet, em Roterdão, na Holanda (a maior empresa de transportes e levantamento de objectos pesados do mundo já apresentada neste blog anteriormente).

 

 

1.ª operação da PTC III em funcionamento, Brazil, Santos (mudança de um reactor de uma refinaria) 

A pressão ao nível do solo é uma preocupação constante quando se fala de equipamentos móvel. Apesar do peso de 2100 ton, esta grua exerce relativamente pouca pressão sobre o solo (não mais que 28 ton/m2). Isto é conseguido, em parte, através da grande área superficial em contacto com o solo e pela utilização de cilindros hidráulicos de nivelamento da grua que ajudam à redistribuição uniforme do peso. 

Características: A grua roda a uma velocidade máxima de 1/8 rpm, de modo a permitir uma operação segura dada a enorme capacidade de carga. Tem uma altura de 200 m e consegue levantar 1600 ton à velocidade de 80 m/min, conseguindo levantar mais de 3/4 do seu peso próprio. Esta grua é suportada por um anel de ferro, o que lhe permite rodar 360º e pode ainda ser desmontada para transporte. Tem ainda a vantagem de ser auto-propulsionada, podendo mover-se sozinha pelo estaleiro, reposicionando-se sem ajuda de equipamentos externos.

Constituição: 1000 ton de aço, 2100 m de cabos eléctricos, 5300 m de cabos de aço de 50.4 mm, 2650 m de cabos de aço de 30 mm, contrabalanço com 1500 ton, 1280 m de mangueiras hidráulicas, 6000 l de óleo e 6000 l de tinta, entre outros.

Fonte:   http://www.hydraulicspneumatics.com/200/Issue/Article/False/38541/Issue

Uma resposta to “Monstruosas máquinas de Construção (IV)”

  1. fabricio queiroz Says:

    estou visitanto este site pra ter um pouco de aprendizado pois trabalho nesta empresa que é formada pela camargo correa e construbase estamos construindo uma ponte 3,5mil metros sob a maior bacia hidrografica do mundo, e hoje sou uns dos compradores desta empresa então estou pesquisando sobre engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: