Edifício do Povo

Nas margens do Rio Huangpu, em Shanghai, na China, encontra-se,  ainda em construção, o “Edifício do Povo”. É assim chamado por simbolizar os princípios ancestrais do povo chinês, sob a forma do caracter chinês “ren”, que representa “povo”. O edifício surge da junção de dois edifícios numa só torre, assumindo a forma pouco vulgar que se pode vislumbrar. 

 

Dois corpos arqueados emergem – um do solo, outro da água – em direcção ao céu, unindo-se no topo e fundindo-se num monumental edifício único de formas arrojadas, semelhante a um tubo de aço perfurado e dobrado por uma força imensa.

A forma peculiar deste edifício não é gratuita e comporta, na perspectiva da filosofia oriental, um simbolismo que vai para além da semelhança com o sinal caligráfico com o qual se identifica. Assim, o corpo que emerge da água é dedicado a actividades de cultura física, desportos, etc.; já o corpo emergente da terra tem como destino actividades de “enriquecimento espiritual” – centro de conferências e outras. No ponto de encontro, onde o edifício se torna um só, situa-se um hotel de 1000 quartos! 250 000m2 de área construída…

O Edifício do Povo é um projecto do colectivo de arquitectos e designers dinamarquês intitulado BIG (Bjarke Ingels Group).

A obra estará concluída dentro de cerca de 2 anos e fará parte na Expo 2010.

 

Fontes:

http://blog.uncovering.org/archives/2007/08/edificio_do_pov.html
http://kostasvoyatzis.wordpress.com/2007/08/08/the-peoples-building-shanghai/

Uma resposta to “Edifício do Povo”

  1. É a coisa mais linda que já vi na minha vida.Sensacional…é realmente coisa da China. Parabéns aos chineses pela genialidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: