Galp Energia vai explorar petróleo e gás na Venezuela

A 2 de outubro do presente ano, Galp Energia e Petróleos de Venezuela (PDVSA) deverão assinar um  memorandum de entendimento que estabelecerá as bases de uma futura cooperação a longo prazo entre as duas empresas, segundo declaração de Manuel Ferreira de Oliveira, o presidente executivo da PDVSA, ao DN.

Nessa data, o ministro dos Petróleos e presidente da empresa estatal venezuelana, Rafael Ramirez, deslocar-se-á a Portugal para participar no Lisbon Energy Forum, promovido pela Galp e pela Fundação Mário Soares. Com esta parceria, a Venezuela irá tornar-se uma das principais fontes de importação de petróleo para Portugal. 

No que toca ao alargamento futuro da parceria, Ferreira de Oliveira disse ainda: “Gostaríamos de entrar na exploração de gás e petróleo naquele país. É isso que está a ser estudado e negociado, mas estamos ainda longe de chegar a algo de concreto”. Para já, o que a Galp Energia está a fazer é a analisar várias hipótese com a Petróleos da Venezuela. 

 O gestor referiu ainda que “a Galp gostaria de ter uma posição na Venezuela idêntica à que tem hoje em Angola”. E garantiu que não está em questão qualquer troca de participações com a Petróleos da Venezuela.

Ferreira de Oliveira fez durante muito anos parte do quadro da Petróleos da Venezuela, mantendo ainda hoje bons contactos naquele país e no sector petrolífero em particular. Em declarações à Lusa, o gestor considerou que “gostaríamos que o continente americano seja, no futuro, responsável por um terço das necessidades energéticas da empresa, a África por outro terço e o resto pelo Médio Oriente”.

No contexto do mercado mundial de petróleo , sublinhou ao DN, “nenhuma empresa petrolífera que queira ter um posicionamento na exploração e produção pode deixar de olhar para a Venezuela”, um dos maiores produtores e detentores de reservas mundiais de crude.

 

Fonte (texto parcialmente retirado de): http://dn.sapo.pt/2007/09/19/economia/galp_energia_explorar_petroleo_e_na_.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: