DECO aponta para a má qualidade nas escolas a nível construtivo

A DECO realizou um estudo entre 20 escolas do 1.º ao 3.º ciclos, destacando os problemas a nível construtivo, que por sua vez se reflectem nas condições ambientais vividas pelos alunos e professores dentro da escola. De destacar os seguintes problemas:

Uma em cada três escolas tem placas de fibrocimento com amianto e cinco em quatro têm problemas de aquecimento e má qualidade do ar, conclui um estudo da Pro Teste, divulgado anteontem. E sublinha ainda que “as escolas são frias, húmidas, têm pouca iluminação e ar de má qualidade“.

Os técnicos da DECO entraram em 40 salas de 20 escolas do 1. º ao 3.º ciclos e 80% chumbaram ao nível do aquecimento e da da qualidade do ar. Verificaram, ainda, existirem problemas de construção e conservação dos edifícios, “mas o mais grave foi perceber a presença de amianto em sete dos 20 estabelecimentos”, como se sabe prejudicial à saúde pois pode conter fibras cancerígenas.

“Alunos e professores sentem-se desconfortáveis em 16 das 20 escolas estudadas, devido ao excesso de humidade do ar e às baixas temperaturas, ambos decorrentes de problemas nos edifícios”, escrevem os técnicos da revista da Deco, depois de verificarem as condições dos imóveis no Inverno.

“Detectámos temperaturas baixas em muitas escolas, problemas de humidade e quase todas as amostras estavam contaminadas com bactérias acima das referências legais, tanto em edifícios antigos, como recentes”, diz Fátima Ramos, da Pro Teste.

Encontraram microrganismos, dióxidos de carbono e fungos, o que “aumenta o risco de alergias e problemas respiratórios”. E chamam a atenção para a necessidade de haver uma melhor ventilação dos espaços que concentram crianças, um grupo etário mais sensível a contrair doenças respiratórias.

 

Fonte (texto parcialmente retirado de):

 http://dn.sapo.pt/2007/09/19/sociedade/uma_tres_escolas_placas_amianto.html

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: