Portugal monta primeiro parque de energia das ondas do mundo

Portugal prepara-se para inaugurar o primeiro parque comercial de energia das ondas, capaz de fornecer energia “limpa” a 350 mil casas . O investimento, segundo previsões do ano passado, rondaria os 8,5 milhões de euros, fornecendo energia para 6000 habitantes numa primeira instalação, prevendo-se a instalação de 5000 MW até 2020.

“O que estamos a montar é o primeiro parque de energia das ondas do mundo“, disse ao The Guardian António Sá da Costa, da administração da Enersis. “Isto não está isento de riscos”, acrescentou, “mas Portugal é o lugar ideal para tentar provar a exequibilidade da tecnologia”. “Possuímos uma costa de grande extensão, em comparação com o nível populacional do País, e com o apoio do Governo decidimos avançar”, explicou.

A Enersis conta ter 30 máquinas em funcionamento já no próximo ano.

As máquinas Pelamis, nome latino que designa as serpentes marítimas, desenhados por uma empresa escocesa que é líder mundial neste novo tipo de energia renovável, são compostas de vários cilindros vermelhos, cada um deles do tamanho de um pequeno comboio regional, conectados entre si, e que apontam na direcção das ondas.

Clique aqui para ver o modelo interactivo de funcionamento do sistema.

A nova tecnologia baseia-se na introdução da energia criada pelas ondas nos tubos, fazendo com que estes subam e desçam no leito do mar. A energia assim armazenada é depois ligada a um sistema hidráulico que a produz. As três serpentes marítimas serão em breve colocadas num ponto a cerca de cinco quilómetros da costa portuguesa, (perto da Póvoa de Varzim, na Aguçadoura), a partir da qual a energia será bombeada para a rede nacional.

As máquinas Pelamis foram desenhadas e construídas na Escócia pela empresa Pelamis Wave Power (PWP), mas a intervenção portuguesa foi decisiva para que o projecto adquirisse verdadeiro ímpeto. O dono da obra é a empresa portuguesa Enersis, com largo percurso na capítulo das energias renováveis.

Mais:

Ocean Power Delivery Portugal

Wikipedia > pelamis

Fonte (texto parcialmente retirado de):

http://dn.sapo.pt/2007/10/03/ciencia/portugal_tira_energia_ondas_mar.html

http://dn.sapo.pt/2006/05/12/economia/enersis_instala_primeiro_parque_onda.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: