Construção do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

O INL, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, é uma iniciativa conjunta de Portugal e Espanha. É a primeira organização científica internacional da Península Ibérica e também é a primeira, e até agora a única, organização científica mundial na área da nanotecnologia com estatuto jurídico internacional.

 

A nanotecnologia pode ser vista como sendo a engenharia à escala atómica e molecular. Por esta razão, pode influenciar praticamente todos os sectores tecnológicos e tem o potencial de conduzir a importantes inovações em áreas de grande relevância para a sociedade, como em aplicações médicas de diagnóstico e de aplicação de fármacos, em tecnologias da informação com muito mais elevadas capacidades de processamento e armazenamento de dados, em novas formas de produção e armazenamento de energia, na qualidade e segurança alimentar.

Após o concurso público internacional para a primeira grande empreitada de construção do INL, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, e da aprovação pelo Conselho do Laboratório da proposta de adjudicação apresentada pelo Director-Geral, a construção foi adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas Mota-Engil e Casais.

Neste momento foram já iniciados os trabalhos da instalação do estaleiro para as obras de construção no terreno que, entretanto, foi limpo e nivelado, incluindo a remoção das construções anteriores e o tratamento dos correspondentes resíduos. Esta empreitada envolve movimento de terras, fundações, estrutura e redes enterradas, cobertura, fachadas e caixilharia exteriores. Está previsto que termine em Março de 2009 e que no início de 2009 comece uma outra empreitada, a ser posta oportunamente a concurso público internacional, para construção das redes de especialidade, construção da «Sala Limpa», acabamentos, finalização do edifício e arranjos exteriores, a qual está planeada para terminar em Julho de 2009.

O edifício a construir terá uma área bruta de construção de aproximadamente 20 000 m2, implantada num terreno de 45 000 m2 ao longo da Av. João Paulo II, em Braga. Terá dois pisos e, além das instalações habituais de um laboratório científico onde irão trabalhar 400 pessoas, das quais cerca de 200 investigadores doutorados, incluirá instalações especiais características de laboratórios de nanotecnologia.

Dado que a nanotecnologia lida com objectos da dimensão de nanómetros, ou seja da ordem de 100 mil vezes mais pequenos do que a espessura de um cabelo humano, uma parte importante das instalações laboratoriais é a chamada «Sala Limpa» onde é assegurado um ambiente suficientemente limpo de pequenas partículas para que seja possível o trabalho de nanotecnologia. A «Sala Limpa» ficará situada numa área de 1000 m2 e envolverá uma sala de 600 m2 de «classe 100».

As instalações terão, adicionalmente, três laboratórios centrais com características especiais anti-vibração, designadamente para caracterização de materiais, análise de superfícies e, também, ensaios de biologia e bioquímica dado que as áreas de actividade do INL incluirão a nanomedicina e aplicações da nanotecnologia para a qualidade alimentar.

Fonte: MCTES

2 Respostas to “Construção do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia”

  1. Vcs poderiam me dar um exemplo de como é ultilizado a nanotecnologia nas construçoes, e o que é nanotecnologia, qual é o principal objetivo da nanotecnologia nas construçoes, qual o seu beneficio, os cuidados que deve ter, preciso muito dessas informaçoes por favor me mandem o mais rapido possivel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: